Make your own free website on Tripod.com
 
AS CARAVELAS DE PEDRO ALVARES CABRAL
Edmar Mammini
 
 
Por incrível que pareça nenhum brasileiro que se preze ou não preze sabe o nome das caravelas da frota de Cabral da mesma forma que se sabe o nome das caravelas de Colombo. Afinal Colombo era um espanhol que nasceu na Itália na cidade de Gênova e os cambal a quatro e etc e tal.... Mas nós somos ou pelo menos pretendemos ser Brasileiros e devemos saber o nome das caravelas de Cabral e não das do Colombo.
 
Diz o ditado que quem tem boca vai a Roma, eu particularmente já fui um monte de vezes a Roma, principalmente para namorar nos áureos tempos de jovem. Mas quem tem curiosidade vai a Lisboa e mais precisamente ao museu naval daquela ex-capital do Brasil (terras de além-mar e nunca colônia, segundo documentos lusitanos).Lá, exatamente lá no museu tem os nomes das "Naus" e não caravelas como se diz amiude, quem é modelista naval sabe disso, ou seja diferença entre nau e caravela quem não sabe está na hora de aprender, e só tem um jeito, ler.
Pois bem aqui estão os nomes: Capitânia --Vicente Coelho, 2º Lemos Cunha, 3º Diogo Dias ,4º Tovar Leitão ,5º Miranda, e tinham mais, mas perdeu-se parte dos documentos no grande terremoto seguido de incêndio que destruiu parcialmente Lisboa no século XVIII. Inclusivemente deviam ter os desenhos das Naus mas esse maldito terremoto pôs tudo a perder... Raios !!! Quem quiser maiores detalhes dirija-se ao mosteiros dos Gerónimos, Lisboa, Portugal. Todo Lisboeta sabe onde é, e ir até o museu da marinha de  Portugal.
 
 
Clique acima  para ver a foto do Mosteiro dos Jerónimos
e a planta de localização em LISBOA - Fonte: Posto de
Informações turísticas em Lisbôa
CABRAL
Se você quer conhecer mais sobre a história das Caravelas clique aqui
Retornar à página principal