Make your own free website on Tripod.com
OFF-SHORE

Edmar Mammini

Essa palavra em língua inglesa significa ao pé da letra ” fora da praia” mas seu significado real para embarcações
é o tipo que consegue navegar em mar aberto. O modelo  é uma “ off-shore “ ,na  realidade uma lancha para mar aberto, não confundir com alto mar. As lanchas foram desenvolvidas após o advento do motor a vapor, que sem
dúvida foi o primeiro motor viável para embarcações, esse desenvolvimento se deu na primeira metade do séculoXIX, e tinha por finalidade o transporte de oficiais e praças de marinha entre embarcações ou dessas para terra.
 

Com o tempo as lanchas passaram a fazer parte da coleção  de objetos que representavam o poder aquisitivo dos endinheirados e assim permanece até hoje. Sua utilidade real ,salvo em marinharia, é muito pouca.O modelo apresentado representa o que existia de requinte em lanchas em 1886 ano em que essa foi projetadas e feita na Inglaterra, seu nome verdadeiro Wide-a Wake.; que m inglês significa -esteira larga-, esteira ,em se referindo
a que a mesma produz na água ao navegar.
 

O modelo como está aí nas fotos foi desenvolvido na Austrália nos anos 80, e o projeto foi trazido pelo autor, da Inglaterra, em 1991. O Modelo apresentado foi construído em 1992, e existem ainda mais dois modelos no Brasil feito um a partir  da mesma planta e outro a partir de uma versão francesa de nome “La Moëte” , que pouca ou nenhuma diferença tem da original australiana.
 

Esse modelo está em escala 1: 8 , em escala inglesa  1 ½  “ = a  1 pé. O modelo foi construído todo em Mogno, assim como pede o 1º construtor, seu casco é do tipo trincado, isto significa com tábuas do costado remontadas umas sobre as outras, popa maciça. O projeto do motor é o Stuart Double Ten,  tendo em vista que o está no modelo, foi todo construído pelo autor do artigo.
 

A caldeira é do tipo “Yarrow” - acquatubular- e queima GLP( gás liqüefeito de petróleo) o mesmo que se usa em cozinhas domésticas. Esta também é projeto e construção do autor. O modelo é rádio-controlado, usam-se 5 canais assim distribuídos: 1- leme, 2- velocidade, 3- avante e ré, 4-apito, 5- controle de chama da caldeira, podendo-se inclusive acender e apaga-la através de controle remoto.
 

 A lancha possui velocidade em escala, a real cerca de 10 nós, no modelo representa cerca de 100m por minuto no máximo. A velocidade de cruzeiro no modelo é de 50 m por minuto. Sua autonomia na velocidade de cruzeiro é de 2 horas , após isso se esgotam as reservas de combustível e água para a caldeira.Os modelistas que estiverem interessados em construir esse tipo de lancha deverão antes de mais nada  conseguir um motor a vapor do mesmo padrão, que é tido como o melhor que existe, após o que poderá se lançar a fazer o modelo e a caldeira.


Clique acima para ver em tamanho maior

Retornar à página principal